Principais termos utilizados em fundos imobiliários

Área Bruta Locável (ABL)

Área de um empreendimento imobiliário que está disponível para locação medida em m².

ABL Próprio

Refere-se ao ABL total do empreendimento ponderado pela participação do Fundo.

Vacância Física

Espaço vago, ou seja, que se encontra desocupado, em um empreendimento imobiliário.

Absorção Bruta (m²)

Total de área locada.

Absorção Líquida

Total de área locada, descontado o total de área devolvida.

Built to Suit (BTS)

Operação imobiliária na qual a construção de um determinado imóvel é feita sob medida para um futuro locatário que, por sua vez, se compromete a alugar o imóvel depois de pronto.

Carência

Prazo durante o qual o inquilino não é obrigado a pagar aluguel.

Contrato Atípico

Contrato de locação não sujeito à lei do inquilinato. Em geral tem cláusulas de rescisão extremamente rígidas.

Contrato Típico

Contrato de locação sujeito à lei do inquilinato. Pode ser quebrado a qualquer hora com pagamento de 3 aluguéis, proporcionais ao prazo do contrato.

Inadimplência

Parcela dos aluguéis não recebidas.

Revisional

Direito da lei do inquilinato que permite qualquer uma das partes renegociar as condições de um contato típico de locação a cada 3 anos.

Inadimplência Líquida

Parcela dos aluguéis não recebidas, subtraídas as recuperações de aluguéis não pagos anteriormente.

Leasing Spread (%)

Variação no preço de aluguel decorrente de renegociações, renovações ou revisionais.

Cap rate

Percentual correspondente ao lucro líquido anual do portfólio de imóveis sobre o valor de mercado do fundo imobiliário.

Cotas

O patrimônio do fundo de investimento imobiliário é dividido em cotas correspondentes a frações ideais de seu patrimônio que conferem direitos e deveres iguais a todos os seus titulares. Os cotistas não podem exercer nenhum direito real sobre os imóveis e empreendimentos que fazem parte do patrimônio do fundo e não respondem pessoalmente por qualquer obrigação legal ou contratual do administrador ou relativa ao portfólio.

Rendimentos (Dividendos)

Distribuições periódicas dos lucros auferidos pelo fundo, que devem somar obrigatoriamente pelo menos 95% do lucro semestral. Podem ter como origem o pagamento de aluguéis, negociações com os ativos do fundo, juros pagos pelos títulos em sua propriedade ou rendimentos de cotas de outros FII.

Dividend yield

Percentual que representa a rentabilidade relativa dos dividendos pagos aos cotistas. É calculado com base nos dividendos pagos por cota dividido pelo preço.

IFIX

Índice que acompanha a performance (retorno total) do mercado de fundos imobiliários.

Gestor

Instituição qualificada responsável pela tarefa de decisão de compra e venda dos ativos do fundo com o objetivo de conseguir mais rentabilidade, alinhada com os objetivos e política de investimentos estabelecida no regulamento.

Administrador

Instituição financeira responsável pelo funcionamento e manutenção do fundo, podendo executar as atividades de forma direta ou através da contratação de prestadores de serviço. Cabe a ele: selecionar os bens e direitos que irão compor o patrimônio do FII, providenciar e manter em ordem toda a documentação relacionada aos imóveis, controlar e supervisionar as atividades inerentes à gestão dos ativos do fundo, distribuir ou repassar os rendimentos devidos aos cotistas, receber valores em nome do FII e custear as despesas de publicidade, exceto as despesas de propaganda em período de distribuição de cotas.

Taxa de gestão

Taxa paga ao gestor pela prestação de seus serviços, pode já estar embutida à taxa de administração a depender do fundo.

Taxa de performance

Taxa cobrada por alguns fundos, geralmente fundos de papéis e fundos de fundos, em caso de a performance superar determinado benchmark pré-definido (na maioria das vezes o IFIX).

Taxa de administração

Taxa paga pelo serviço prestado pela administradora do fundo dada por um valor percentual anual do valor patrimonial do fundo, passando a ser incidente sobre o valor de mercado caso o fundo faça parte do IFIX. Geralmente apresenta valor mínimo que pode ser encontrado no regulamento do fundo.

Compartilhar